Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Camini, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcias, Laiana Orozco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-10T02:19:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107980 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. | pt_BR |
dc.title | Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945826 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)