Sentidos das práticas pedagógicas com uso de textos em turmas de 1º ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos d ...
Este artigo investiga os sentidos que o uso de textos adquire nas didáticas em alfabetização em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Porto Alegre. Como objetivo, buscou-se identificar que configurações o discurso de que se deve “alfabetizar utilizando textos” adquire nas salas de aula participantes da pesquisa. Buscou-se identificar, por exemplo, que textos são utilizados e como eles são explorados nas práticas pedagógicas das professoras. Como procedimentos de investigação a pesquisa utilizou entrevistas semi-estruturadas com as professoras responsáveis pelas duas turmas de 1º ano, assim como também foram analisados cadernos de alunos. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições dos Estudos Foucaultianos. Organizou-se o artigo em dois eixos: no primeiro, realizase um paralelo entre os discursos que relacionam alfabetização e textos, vistos em funcionamento nas duas turmas e nos cadernos de formação de professores distribuídos em 2013 pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); no segundo, discute-se que, apesar de as professoras ressaltarem a prática pedagógica com textos como fundamental no 1º ano, os recursos que mais frequentemente são acionados em suas salas de aula perecem ser atividades que exploram letras do alfabeto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License