Das práticas de leitura aos suportes de escrita
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Considerando os estudos realizados durante o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento nos anos Iniciais do Ensino Fundamental da FACED/UFRGS, a presente pesquisa tem como objetivo identificar quais suportes de escrita que transitam nos espaços escolares que não são considerados “materiais de aula”, embora sirvam como objetos de leitura de alunos do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de 3º ano de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, através ...
Considerando os estudos realizados durante o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento nos anos Iniciais do Ensino Fundamental da FACED/UFRGS, a presente pesquisa tem como objetivo identificar quais suportes de escrita que transitam nos espaços escolares que não são considerados “materiais de aula”, embora sirvam como objetos de leitura de alunos do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de 3º ano de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, através de observações de três manhãs de aula, além de uma entrevista semi estruturada com a bibliotecária da escola, para apontar os interesses das crianças na escolha dos seus suportes de leitura. Tais encontros foram registrados em um diário de campo e também fotografados, com consentimento prévio da instituição e dos responsáveis pelos alunos. Através de estudos sobre letramento, tendo como autora de referência Angela Kleiman (2008), a investigação apresenta como ideia central a difusão dos gêneros textuais, logo, de diversos suportes de escrita nas escolas a partir das implicações sobre letramento, porém considerando que os diferentes tipos de suportes são constituídos e fazem parte de um contexto sócio-cultural, de acordo Chartier (1998). Nas análises, é possível mencionar que poucos suportes e variedades foram encontrados durante a produção do material empírico, embora tenha se observado indícios de gestos leitores em diversos momentos de interações com os materiais abordados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License