Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Cristine Konatpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:16Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107937pt_BR
dc.description.abstractConsiderando os estudos realizados durante o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento nos anos Iniciais do Ensino Fundamental da FACED/UFRGS, a presente pesquisa tem como objetivo identificar quais suportes de escrita que transitam nos espaços escolares que não são considerados “materiais de aula”, embora sirvam como objetos de leitura de alunos do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de 3º ano de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, através de observações de três manhãs de aula, além de uma entrevista semi estruturada com a bibliotecária da escola, para apontar os interesses das crianças na escolha dos seus suportes de leitura. Tais encontros foram registrados em um diário de campo e também fotografados, com consentimento prévio da instituição e dos responsáveis pelos alunos. Através de estudos sobre letramento, tendo como autora de referência Angela Kleiman (2008), a investigação apresenta como ideia central a difusão dos gêneros textuais, logo, de diversos suportes de escrita nas escolas a partir das implicações sobre letramento, porém considerando que os diferentes tipos de suportes são constituídos e fazem parte de um contexto sócio-cultural, de acordo Chartier (1998). Nas análises, é possível mencionar que poucos suportes e variedades foram encontrados durante a produção do material empírico, embora tenha se observado indícios de gestos leitores em diversos momentos de interações com os materiais abordados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleDas práticas de leitura aos suportes de escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945413pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples