Mostrar el registro sencillo del ítem
Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
dc.contributor.advisor | Dalla Zen, Maria Isabel Habckost | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Raquel Eveline da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107923 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.title | Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945853 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)