Show simple item record

dc.contributor.advisorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Raquel Eveline dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:10Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107923pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.titlePor que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945853pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record