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dc.contributor.advisorOthero, Gabriel de Ávilapt_BR
dc.contributor.authorBordin, Dinéiapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-06T02:22:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107905pt_BR
dc.description.abstractO presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o futuro do presente do indicativo ou o pretérito perfeito do indicativo podem ser representados pelo presente do indicativo. Apesar de se ouvirem críticas sobre o ensino de língua portuguesa calcado na gramática, é ela quem é capaz de explicar e amparar esta capacidade de usos e representações deste tempo. Esta ampla capacidade, no entanto, nem sempre é apresentada em livros didáticos, inclusive em indicados pelo Ministério da Educação, o que traz à tona uma falha num item específico, mas importante na formação de um leitor e um escritor competente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTempos verbaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCompetência discursivapt_BR
dc.titleAs relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua maternapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945992pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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