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As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna
dc.contributor.advisor | Othero, Gabriel de Ávila | pt_BR |
dc.contributor.author | Bordin, Dinéia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-06T02:22:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107905 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o futuro do presente do indicativo ou o pretérito perfeito do indicativo podem ser representados pelo presente do indicativo. Apesar de se ouvirem críticas sobre o ensino de língua portuguesa calcado na gramática, é ela quem é capaz de explicar e amparar esta capacidade de usos e representações deste tempo. Esta ampla capacidade, no entanto, nem sempre é apresentada em livros didáticos, inclusive em indicados pelo Ministério da Educação, o que traz à tona uma falha num item específico, mas importante na formação de um leitor e um escritor competente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tempos verbais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Competência discursiva | pt_BR |
dc.title | As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945992 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
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