Favorecendo a aquisição de conceitos científicos em crianças de 06 anos com a introdução precoce de situações problemáticas de física
dc.contributor.advisor | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Grala, Rita Margarete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-08-21T05:11:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/10464 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, explora-se as possibilidades de ensino de significados de conceitos físicos para crianças de seis anos, em ambiente escolar carente de recursos didáticos. Verifica-se se a introdução precoce de situações problemáticas em Física através de atividades lúdicas pode criar condições para a aprendizagem significativa. Procura-se detectar, através do estudo dos diálogos espontâneos das crianças evidências da aprendizagem inicial de dois conceitos físicos fundamentais: energia e força. Utiliza-se o interesse natural das crianças em examinar objetos, em agir sobre eles e em observar o que ocorre, com o intuito de aproveitá-lo como encorajamento à estruturação dos novos conhecimentos, de forma que estes sejam extensões naturais dos conhecimentos que já possuem. Analisa-se através de gravações em vídeo as ações e as reações das crianças durante as atividades. Objetiva-se fornecer oportunidades para que a criança, agindo sobre os objetos e observando o que ocorre durante sua ação, adquira base para que, na etapa apropriada, possa construir os conceitos e os princípios, não apenas da Física, como também de outras áreas do conhecimento humano. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de dados | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Força | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.title | Favorecendo a aquisição de conceitos científicos em crianças de 06 anos com a introdução precoce de situações problemáticas de física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000597939 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)Ensino de Física (205)