Circulação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJA
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Date
2013Type
Title alternative
Movement of knowledge and values in the classroom : uses of you for students of PROEJA
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “us ...
Analisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA. ...
Abstract
The “uses of self” made by PROEJA students in classroom affairs are analyzed in this article, taking as an empirical basis part of the data produced by a study of ethnographic nature at a course located in the metropolitan area of Porto Alegre – Rio Grande do Sul state. Its theoretical basis articulates studies of Ergology, Sociology of Education and the socio-historical branch of Psychology, aiming to relate the concepts of activity, knowledge and values to the “uses of self”. The results show ...
The “uses of self” made by PROEJA students in classroom affairs are analyzed in this article, taking as an empirical basis part of the data produced by a study of ethnographic nature at a course located in the metropolitan area of Porto Alegre – Rio Grande do Sul state. Its theoretical basis articulates studies of Ergology, Sociology of Education and the socio-historical branch of Psychology, aiming to relate the concepts of activity, knowledge and values to the “uses of self”. The results show that knowledge connected to communication – especially mastery of the formal usage of language – is particularly important to school activity, since the non-mastery of it generates tension between students. The same happens regarding values: solidarity and cooperation seem to also be a form of tension within the group. The analysis aims to contribute to the problematization of current public policies in the area of professional education integrated to EJA. ...
In
Educação em foco (Belo Horizonte). Belo Horizonte. Vol. 16, n. 21 (jul. 2013), p. 119-145
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National
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