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dc.contributor.authorGodinho, Ana Cláudia Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:49Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1519-3322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104484pt_BR
dc.description.abstractAnalisar os “usos de si” que fazem alunas do PROEJA nas situações escolares vividas em sala de aula é o objetivo do presente artigo, tomando como base empírica uma parte dos dados produzidos em estudo de natureza etnográfica, num curso localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A fundamentação teórica articula estudos da Ergologia, da Sociologia da Educação e da vertente sócio-histórica da Psicologia, com o intuito de relacionar os conceitos de atividade, saberes e valores aos “usos de si”. Os resultados indicam que os saberes ligados à comunicação – com destaque ao domínio da norma padrão da língua – são particularmente importantes à atividade escolar, pois seu não domínio gera tensionamentos entre as estudantes. Da mesma forma, isso ocorre em relação aos valores: a solidariedade e cooperação parecem ser também um tensionamento na turma. A análise busca contribuir para a problematização das políticas públicas em vigência na área da educação profissional integrada à EJA.pt_BR
dc.description.abstractThe “uses of self” made by PROEJA students in classroom affairs are analyzed in this article, taking as an empirical basis part of the data produced by a study of ethnographic nature at a course located in the metropolitan area of Porto Alegre – Rio Grande do Sul state. Its theoretical basis articulates studies of Ergology, Sociology of Education and the socio-historical branch of Psychology, aiming to relate the concepts of activity, knowledge and values to the “uses of self”. The results show that knowledge connected to communication – especially mastery of the formal usage of language – is particularly important to school activity, since the non-mastery of it generates tension between students. The same happens regarding values: solidarity and cooperation seem to also be a form of tension within the group. The analysis aims to contribute to the problematization of current public policies in the area of professional education integrated to EJA.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em foco (Belo Horizonte). Belo Horizonte. Vol. 16, n. 21 (jul. 2013), p. 119-145pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUses of selfen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectHuman activityen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectPROEJAen
dc.titleCirculação de saberes e valores em sala de aula : “usos de si” por alunas da educação profissional integrada à EJApt_BR
dc.title.alternativeMovement of knowledge and values in the classroom : uses of you for students of PROEJAen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922678pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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