Livros digitais em pauta : análise da cobertura jornalística das revistas Superinteressante, Piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa tem como objetivo geral verificar como as revistas brasilei-ras Superinteressante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A retratam os livros digi-tais, tendo em vista aspectos característicos dos e-books e valores do campo jornalístico. Os títulos selecionados compreendem cinco segmentos temáticos ligados ao universo do livro digital e são as publicações mensais com maior circulação no país em 2013. Os pro-cedimentos metodológicos adotados abrangeram as pesquisas bibliográfica e d ...
A pesquisa tem como objetivo geral verificar como as revistas brasilei-ras Superinteressante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A retratam os livros digi-tais, tendo em vista aspectos característicos dos e-books e valores do campo jornalístico. Os títulos selecionados compreendem cinco segmentos temáticos ligados ao universo do livro digital e são as publicações mensais com maior circulação no país em 2013. Os pro-cedimentos metodológicos adotados abrangeram as pesquisas bibliográfica e documental, bem com a análise de conteúdo. Através da leitura das 58 revistas que compuseram o corpus da pesquisa (a totalidade das publicações dos títulos em 2013), encontramos 34 textos que forneciam informações sobre os livros digitais. Após a análise quantitativa e qualitativa dos textos, apontamos os principais resultados: 1) É restrita a participação das revistas segmentadas na divulgação de informações a respeito dos livros digitais. 2) As revistas não estão preocupadas em educar/formar o leitor para a apropriação do livro digital. 3) O assunto livro digital não é merecedor de destaque nas revistas onde aparece. 4) Os textos apontam a reconfiguração dos papéis dos atores da cadeia do livro. ...
Abstract
The research has as a main purpose to verify how Brazilian magazines as Superinter-essante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A describe e-books, considering its char-acteristic features and its values on the journalistic field. The methodological procedures used were bibliographic and documentary research as well as content analysis. We re-viewed 58 magazines that constitute the research corpus (the entire publications of 2013) and found 34 texts that contained information about e-books. ...
The research has as a main purpose to verify how Brazilian magazines as Superinter-essante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A describe e-books, considering its char-acteristic features and its values on the journalistic field. The methodological procedures used were bibliographic and documentary research as well as content analysis. We re-viewed 58 magazines that constitute the research corpus (the entire publications of 2013) and found 34 texts that contained information about e-books. After a quantitative and qual-itative analysis of these texts we point out five main results: 1) The targeted magazines influence on the release of information about e-books is restricted; 2) The magazines have no interest in educating/encouraging the reader on how to acquire an e-book; 3) The sub-ject “e-book” is not worthy of a highlighted piece in the journal where it’s exposed; 4) The texts underline a reconfiguration of the actor’s role in the book chain. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6158)Comunicação e Informação (601)
Este item está licenciado na Creative Commons License