Estratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é d ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1414)
Este item está licenciado na Creative Commons License