Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorViana, Julianna Toniazzipt_BR
dc.date.accessioned2014-09-17T02:11:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103334pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso objetiva verificar a influência de estratégias de intervenção em consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem nestas áreas. A pesquisa insere-se no campo de estudos da Psicopedagogia e utiliza contribuições da Psicologia Cognitiva e da Psicogênese. Abarca os conceitos de consciência fonológica (FREITAS, 2004), dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica (MOOJEN, 2003). O estudo é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e compreendeu oito sessões de intervenção psicopedagógica realizadas com três alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. Os resultados da pesquisa mostraram que intervenções em consciência fonológica, juntamente com o ensino sistemático da relação grafema-fonema (letra-som), contribuíram para o aprendizado da leitura e da escrita dos três sujeitos da pesquisa. A partir da construção das análises, evidenciou-se que grande parte do investimento em consciência fonológica surtiu efeito, refletindo na escrita dos alunos, o que ficou comprovado através do teste das quatro palavras e uma frase e do nome próprio, bem como, da aplicação do CONFIAS - teste de avaliação da consciência fonológica, antes e depois das intervenções. Em relação à leitura percebeu-se que os avanços foram mais discretos sugerindo a necessidade de continuidade das estratégias de intervenção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.titleEstratégias de intervenção em consciência fonológica para alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000936960pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples