Cadernos escolares de 1984 : (re)descobrindo perspectivas na história da educação
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Ancorada do campo da História da Educação, esta pesquisa busca uma aproximação da cultura escolar da Escola Santa Rosa de Lima, através da investigação de cadernos escolares da segunda série do primeiro grau de ensino, do ano de 1984. Como objetivo, pretendeu-se analisar a materialidade dos cadernos, os conteúdos trabalhados, as estratégias de ensino utilizadas pela professora, as marcas de correção e as relações professora-aluno. Para além dos cadernos, a pesquisa aborda um pouco da história d ...
Ancorada do campo da História da Educação, esta pesquisa busca uma aproximação da cultura escolar da Escola Santa Rosa de Lima, através da investigação de cadernos escolares da segunda série do primeiro grau de ensino, do ano de 1984. Como objetivo, pretendeu-se analisar a materialidade dos cadernos, os conteúdos trabalhados, as estratégias de ensino utilizadas pela professora, as marcas de correção e as relações professora-aluno. Para além dos cadernos, a pesquisa aborda um pouco da história da Escola Santa Rosa de Lima, já extinta. Caracterizada por uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, do tipo Análise Documental, são investigados cadernos escolares e documentos pertencentes à escola. As análises evidenciam que os cadernos permitem visualizar pistas sobre a Cultura Escolar da qual pertencem. O caderno escolar é um suporte de uso regrado que carrega marcas de controle e protocolos de escrita, que, por vezes, limita o uso pessoal do aluno, com o exceção da última folha, onde o aluno pode utilizar o espaço de forma livre. Já na contextualização da escola, é possível fazer inferências com o intuito de compreender o contexto em que eles estão inseridos. Sendo uma fonte privilegiada para a História da Educação, a pesquisa com caderno escolar apresenta vestígios de uma educação através das atividades, conteúdos e relação professora-aluno através das correções e troca de bilhetes, mas apresenta limites pela história centrar-se apenas nos registros do objeto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License