Entre riscos e rabiscos : a visão dos crianças sobre o desenho

Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis ...
O desenho faz parte do cotidiano escolar da Educação Infantil, criado pelas crianças nos vários meios que encontram para deixar suas marcas, como papéis, paredes, painéis, mesas e até mesmo no chão. Nesta pesquisa busca-se entender o que as crianças pensam sobre o desenho e o ato de desenhar. Com esse propósito, foram realizados oito encontros onde foi desenvolvido um conjunto de propostas pedagógicas e conversas com crianças, em uma turma com 22 alunos, de faixa etária entre quatro anos e seis meses a seis anos de idade, de uma escola de Educação Infantil da rede privada da cidade de Porto Alegre. Para aprofundar as reflexões sobre conceitos de desenho como linguagem e cultura foram utilizados os estudos de autores como Cunha, Derdyk e Iavelberg. Em estudos anteriores sobre desenho infantil, entendia-o de forma desenvolvimentista, onde uma etapa sucedia a outra evolutivamente. Nesta pesquisa procura-se compreendê-lo de forma mais ampla, ficando evidenciado que as crianças produzem os seus desenhos e pensamentos sobre os mesmos influenciadas pelas experiências, modelos e normas culturais do grupo onde estão inseridas, ao mesmo tempo em que imprimem as suas marcas individuais e afirmam a sua identidade. Nesta perspectiva, amplia-se as formas de ver o desenho das crianças e as suas produções de expressão visual, além de contribuir para modificar as experiências e práticas que, como docente, venho realizando com as crianças acerca dos desenhos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1441)
Este item está licenciado na Creative Commons License
