A estratégia competitiva e a manufatura em uma indústria de tecnologia : um estudo de caso

View/ Open
Date
2006Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O estudo de caso apresentado se desenvolve em uma organização industrial do ramo de tecnologia eletrônica. Um conflito é gerado a partir da indicação de uma não-conformidade em uma máquina destinada à fabricação de um produto altamente representati vo para a empresa. A não-conformidade foi levantada pelo gerente de qualidade assegurada durante uma auditoria periódica interna no setor de produção. O gerente de engenharia de processos, tecnicamente responsável pelo desempenho da máquina em destaq ...
O estudo de caso apresentado se desenvolve em uma organização industrial do ramo de tecnologia eletrônica. Um conflito é gerado a partir da indicação de uma não-conformidade em uma máquina destinada à fabricação de um produto altamente representati vo para a empresa. A não-conformidade foi levantada pelo gerente de qualidade assegurada durante uma auditoria periódica interna no setor de produção. O gerente de engenharia de processos, tecnicamente responsável pelo desempenho da máquina em destaque, se opõe ao gerente de qualidade quanto à veracidade da não-conformidade. A empresa em destaque é a fictícia Components World, que se prepara para entrar no fornecimento direto a uma montadora automotiva, e que não pode correr o risco de produzir uma nãoconformidade, o que acarretaria a ruína de todo o processo de homologação do produto. O diretor industrial precisa tomar a decisão de fornecer, ou não, o produto suspeito, e ter que encarar as conseqüências de uma possível falta de alinhamento da planta, quanto às diretrizes estabelecidas pelo planejamento estratégico da organização, quais sejam: “zero defeito” e “zero atraso”. O dilema surge, quando o diretor passa a pensar em formas de como a empresa deve atuar a partir de tal oportunidade de melhoria: garantir a eficiência operacional ou mudar a cultura da organização. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Empresarial.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3384)
This item is licensed under a Creative Commons License
