Análise do desdobramento de competências no Banco Delta
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Data
2006Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O modelo de gestão por competências vem sendo aplicado nas organizações como alternativa à criação de diferenciais competitivos. Apesar de não ser assunto novo e ele ser extremamente debatido no Brasil, ainda encontra-se dissonâncias quanto sua efetiva aplicação e resultado s práticos. O cenário competitivo contemporâneo e a urgência das organizações no desenvolvimento da habilidade de proporcionar o desdobramento eficaz de suas competências em nível organizacional, funcional e individual ainda ...
O modelo de gestão por competências vem sendo aplicado nas organizações como alternativa à criação de diferenciais competitivos. Apesar de não ser assunto novo e ele ser extremamente debatido no Brasil, ainda encontra-se dissonâncias quanto sua efetiva aplicação e resultado s práticos. O cenário competitivo contemporâneo e a urgência das organizações no desenvolvimento da habilidade de proporcionar o desdobramento eficaz de suas competências em nível organizacional, funcional e individual ainda apresentam-se como um desafio. Esse projeto se propõe a lançar reflexões a cerca da noção e do conceito de desdobramento de competências a partir de correntes teóricas, contextualizadas no Banco Delta que é um dos maiores entre os grupos financeiros privados de capital nacional. Sua presença se dá em 13.768 pontos de atendimento, entre estes 908 são agências bancárias distribuídas estrategicamente por todo território brasileiro. Para tanto, investiga-se a percepção de nove colaboradores, entre eles um gestor executivo, seis gestores de média gerencia de agências, um gestor de atendimento de agência e um staff de diretoria através da análise qualitativa dos dados, à luz do referencial teórico utilizado no estudo. Busca-se na pesquisa, que utilizou um questionário estruturado com itens a serem respondidos por meio de uma escala Likert, conhecer o grau de conhecimento e prática dos colaboradores sobre as competências da organização e seu desdobramento nos três níveis. As conclusões apontam para a necessidade do alinhamento conceitual dos gestores da organização sobre os três níveis de competências e, principalmente, sobre a questão de enriquecer o desdobramento. Com essa estratégia o Banco Delta poderá usufruir dessa vantagem competitiva. ...
Abstract
The management model by competent has been used in the organizations as an alternative to the creation competitive differentiates. Although it isn’t a new topic and it’s extremely discussed in Brazil, it still finds dissonan ce regard its effect application and practical results. The competitive contemporary scenery and the urgency of the organizations on the development of ability to provide an efficient unfolding in its competence in organizational, functional and individual level it’s still ...
The management model by competent has been used in the organizations as an alternative to the creation competitive differentiates. Although it isn’t a new topic and it’s extremely discussed in Brazil, it still finds dissonan ce regard its effect application and practical results. The competitive contemporary scenery and the urgency of the organizations on the development of ability to provide an efficient unfolding in its competence in organizational, functional and individual level it’s still represented as a challenge. This project aims to release reflexions about the notion and concept of competence unfolding from theoretical chains, contextualized at Banco Delta which is one of the biggest among the financial private groups of national capital. Its presence is found in 13.783 attendance banks, among these 908 are bank agencies strategically distributed in all Brazilian territory. So it is investigated the perception of nine collaborators. Among them one executive manager, six middle agencies managers, one attendance manager and one management staff through dates qualitative analyses by the theoretical reference used in the study. The research aims by using a structured questionnaire with items to be answered by a Likert scale to know the level of knowledge and practice of the collaborators about the organization competence and its unfolding in the three levels. The conclusion leads to necessity of conceptual alignment of the organization managers on the three competence levels and mainly about the matter of enrich the unfolding. Using this strategy Banco Delta could make good use of the competitive advantage. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Pessoas.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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