Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorNunes, Cindy Alóspt_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:11:04Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102998pt_BR
dc.description.abstractDiante da percepção de que as regras de convivência são imprescindíveis à vida em sociedade, sobretudo na escola, este trabalho tem como foco principal analisar como se dá a construção das mesmas no ambiente escolar. Para tanto, num primeiro momento, vale-se de referenciais teóricos baseados nos estudos de Jean Piaget, Rubem Alves, Ulisses Ferreira de Araújo e Yves de La Taille. Em seguida, realiza pesquisa de cunho qualitativo junto a uma professora e seu grupo de alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foi analisar como educadora e educandos concebem, elaboram e exercitam a questão das regras e combinados no dia a dia de sala de aula. A análise aponta que o grupo elabora as regras de forma coletiva e democrática, porém alguns alunos apresentam dificuldades em cumpri-las. A professora, por sua vez, busca através da imposição das mesmas discipliná-los. Neste grupo, as regras perdem seu sentido de cidadania e giram somente em torno da questão da (in) disciplina. É importante ressaltar que mesmo sendo elaboradas, planejadas e acordadas por e entre todos, nem sempre são cumpridas o tempo todo e por todos. Isto é, construir regras e respeitá-las são ações que se desenvolvem de maneira gradual, e, assim como em qualquer outro processo de aprendizagem, exigem tempo, acompanhamento e perseverança, tanto por parte das crianças quanto da professora.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleRegras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935969pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples