Regras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula?
dc.contributor.advisor | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Cindy Alós | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T02:11:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102998 | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da percepção de que as regras de convivência são imprescindíveis à vida em sociedade, sobretudo na escola, este trabalho tem como foco principal analisar como se dá a construção das mesmas no ambiente escolar. Para tanto, num primeiro momento, vale-se de referenciais teóricos baseados nos estudos de Jean Piaget, Rubem Alves, Ulisses Ferreira de Araújo e Yves de La Taille. Em seguida, realiza pesquisa de cunho qualitativo junto a uma professora e seu grupo de alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foi analisar como educadora e educandos concebem, elaboram e exercitam a questão das regras e combinados no dia a dia de sala de aula. A análise aponta que o grupo elabora as regras de forma coletiva e democrática, porém alguns alunos apresentam dificuldades em cumpri-las. A professora, por sua vez, busca através da imposição das mesmas discipliná-los. Neste grupo, as regras perdem seu sentido de cidadania e giram somente em torno da questão da (in) disciplina. É importante ressaltar que mesmo sendo elaboradas, planejadas e acordadas por e entre todos, nem sempre são cumpridas o tempo todo e por todos. Isto é, construir regras e respeitá-las são ações que se desenvolvem de maneira gradual, e, assim como em qualquer outro processo de aprendizagem, exigem tempo, acompanhamento e perseverança, tanto por parte das crianças quanto da professora. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Autoridade | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Regras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000935969 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Pedagogia (1437)