Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorBilo, Viviane Procaskapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:10:50Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102991pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por como tema a produção de vídeos de História e sua contribuição na aprendizagem. Um dos objetivos é refletir sobre uma prática pedagógica realizada com alunos do Ensino Médio. Trata-se do concurso cultural “Meu Filme é Show!!!”, que consiste na criação de vídeos para a disciplina de História que tem como ponto motivador passeios pedagógicos. O texto divide-se em quatro capítulos. O primeiro trata do aluno, da escola e do professor do século XXI, apontando suas habilidades e limitações. O capítulo introduz novos conceitos sobre o aluno do século vigente, também conhecido como Homo zappiens ou nativo digital, cuja habilidade para lidar com informações fragmentadas e icônicas é uma novidade no sistema educacional. Sendo assim, requer uma adequação da escola e do professor para lidar com este novo aluno, que diverge do de épocas anteriores. O segundo capítulo, aborda as ferramentas de autoria, entre elas o vídeo e a visão da historiografia sobre esta nova forma de obtenção do conhecimento histórico. O vídeo é uma ferramenta de autoria, por permitir o processo criativo e educa ao ser realizado (como é o caso do concurso analisado neste trabalho) e ao ser exibido. Portanto, é uma fonte de informação autorizada pela História, pois retrata a época em que se passam as cenas e o contexto no qual o filme é rodado, demonstrando aspectos variados, facilidades e dificuldades de diferentes épocas. No terceiro capítulo, tem-se questões referentes à metodologia empregada no trabalho, explicando a abordagem qualitativa e de que forma os dados foram coletados. O quarto capítulo apresenta as reflexões da docente diante da experiência pedagógica, bem como a impressão dos alunos participantes da atividade. Destaca-se a análise dos dados apresentados pelos alunos após questionário utilizado como fonte para coleta de dados postados no blog e posterior relato de experiência, apontando as aprendizagens realizadas pelos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.titleProdução de vídeos de história: reflexões de uma docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000922365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples