Mostrar el registro sencillo del ítem
Produção de vídeos de história: reflexões de uma docente
dc.contributor.advisor | Tijiboy, Ana Vilma | pt_BR |
dc.contributor.author | Bilo, Viviane Procaska | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T02:10:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102991 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por como tema a produção de vídeos de História e sua contribuição na aprendizagem. Um dos objetivos é refletir sobre uma prática pedagógica realizada com alunos do Ensino Médio. Trata-se do concurso cultural “Meu Filme é Show!!!”, que consiste na criação de vídeos para a disciplina de História que tem como ponto motivador passeios pedagógicos. O texto divide-se em quatro capítulos. O primeiro trata do aluno, da escola e do professor do século XXI, apontando suas habilidades e limitações. O capítulo introduz novos conceitos sobre o aluno do século vigente, também conhecido como Homo zappiens ou nativo digital, cuja habilidade para lidar com informações fragmentadas e icônicas é uma novidade no sistema educacional. Sendo assim, requer uma adequação da escola e do professor para lidar com este novo aluno, que diverge do de épocas anteriores. O segundo capítulo, aborda as ferramentas de autoria, entre elas o vídeo e a visão da historiografia sobre esta nova forma de obtenção do conhecimento histórico. O vídeo é uma ferramenta de autoria, por permitir o processo criativo e educa ao ser realizado (como é o caso do concurso analisado neste trabalho) e ao ser exibido. Portanto, é uma fonte de informação autorizada pela História, pois retrata a época em que se passam as cenas e o contexto no qual o filme é rodado, demonstrando aspectos variados, facilidades e dificuldades de diferentes épocas. No terceiro capítulo, tem-se questões referentes à metodologia empregada no trabalho, explicando a abordagem qualitativa e de que forma os dados foram coletados. O quarto capítulo apresenta as reflexões da docente diante da experiência pedagógica, bem como a impressão dos alunos participantes da atividade. Destaca-se a análise dos dados apresentados pelos alunos após questionário utilizado como fonte para coleta de dados postados no blog e posterior relato de experiência, apontando as aprendizagens realizadas pelos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.title | Produção de vídeos de história: reflexões de uma docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000922365 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)