A construção do conhecimento colaborativo com o uso do Facebook: uma pesquisa com alunos do 5º ano
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, fora ...
O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm provocado mudanças de comportamento e na forma de interação entre as pessoas, principalmente por meio das redes sociais virtuais. Dados do CETIC mostram que as redes sociais são muito acessadas pelos jovens. Nesse sentido, esta monografia busca mostrar de que forma a rede social Facebook pode ser utilizada para oportunizar a construção do conhecimento de forma colaborativa entre jovens de 9 a 12 anos. Para isso, foram realizadas várias atividades junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de modo a verificar de que forma, e em que medida, eles interagem e constroem seu conhecimento de forma colaborativa. Os resultados mostraram que é possível utilizar a rede social Facebook e os recursos disponibilizados pela mesma, mas também apontam para a necessidade de adequação e formação dos professores, no sentido de atuar como mediadores entre o uso da tecnologia, da rede social, da interação e da construção interativa e colaborativa do conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License