As tecnologias digitais no espaço urbano e rural no município de Cerro Largo - RS
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho objetiva verificar a diferença no acesso, uso e domínio da Tecnologia Digital, entre os alunos do Ensino Fundamental, que residem e estudam no espaço urbano e rural no município de Cerro Largo – RS, e questionar a prática, mediada por tecnologias digitais. Nesse sentido, a escola deve preparar cidadãos para uma sociedade em que a familiaridade com recursos de alta tecnologia é exigida nos mais corriqueiros atos da vida. O uso de tecnologias digitais na educação, particularmente do ...
Este trabalho objetiva verificar a diferença no acesso, uso e domínio da Tecnologia Digital, entre os alunos do Ensino Fundamental, que residem e estudam no espaço urbano e rural no município de Cerro Largo – RS, e questionar a prática, mediada por tecnologias digitais. Nesse sentido, a escola deve preparar cidadãos para uma sociedade em que a familiaridade com recursos de alta tecnologia é exigida nos mais corriqueiros atos da vida. O uso de tecnologias digitais na educação, particularmente dos computadores em rede, ou seja, a Internet, dinamiza o processo de ensino-aprendizagem, qualificando a construção do conhecimento pelo educando. A escola, e em especial o aluno, numa realidade em que o conhecimento e o domínio da tecnologia são as principais fontes de poder, independente da classe e espaço social a que pertença, das deficiências físicas, das diferenças étnicas e culturais ao ter acesso às tecnologias digitais, passa a usufruir dos direitos garantidos pela legislação vigente e da situação de excluído para a de cidadão incluído e reconhecido em uma sociedade socialmente justa, economicamente igualitária, culturalmente pluralista e politicamente democrática. Através do estudo do material bibliográfico existente em relação ao assunto e, através de uma pesquisa de campo qualiquantitativa por amostragem, envolvendo alunos que cursam a oitava série do ensino fundamental e seus respectivos professores, os quais pertencem à rede pública municipal de ensino, reunimos subsídios com respostas para nossos questionamentos. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de aprofundar as discussões sobre a capacitação docente para a efetiva inserção das tecnologias digitais na prática educativa e não permaneça apenas ao acesso e uso das mesmas, nos espaços sociais pesquisados. ...
Abstract
This study aims to analyze the difference in access, use and mastery of Digital Technology, among elementary students residing and studying in rural and urban areas in the municipality of Cerro Largo - RS, and questions the practice, mediated by digital technology. In this sense, the school must prepare citizens for a society in which familiarity with high-tech features is required in most ordinary acts of life. The use of digital technologies in education, particularly of networked computers, ...
This study aims to analyze the difference in access, use and mastery of Digital Technology, among elementary students residing and studying in rural and urban areas in the municipality of Cerro Largo - RS, and questions the practice, mediated by digital technology. In this sense, the school must prepare citizens for a society in which familiarity with high-tech features is required in most ordinary acts of life. The use of digital technologies in education, particularly of networked computers, or the Internet, streamlines the process of teaching and learning, improving the construction of knowledge by the student. The school, and particularly the student, in a reality in which knowledge and mastery of technology are the main sources of power, regardless of class and social space to which they belong, physical disabilities, cultural and ethnic differences by having access to digital technologies, the student starts making use of the rights guaranteed by law and turns the situation from being excluded to being included and recognized in a socially that can be fair, economically egalitarian, culturally pluralistic and politically democratic. Through the study of the existing bibliography on the subject and through a qualitative and quantitative fieldwork, by sampling, involving students in the eighth grade and their teachers, who belong to the public municipal school network, we gathered subsidies with answers to our questions. The results point to the need for further discussions on teacher training for effective integration of digital technologies in educational practice and not remain only the access and use of them in social spaces surveyed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License