O professor e o uso das tecnologias digitais
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O foco desta investigação são os professores e o uso das tecnologias digitais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier de Serafina Corrêa/RS, observando se fazem uso das tecnologias digitais no laboratório de informática, quais são seus desafios, experiências que realizaram ou pretendem realizar, de que forma as mesmas podem contribuir no processo ensino-aprendizagem, com vistas a facilitar o trabalho do professor e resultando na aprendizagem significativa com a pr ...
O foco desta investigação são os professores e o uso das tecnologias digitais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier de Serafina Corrêa/RS, observando se fazem uso das tecnologias digitais no laboratório de informática, quais são seus desafios, experiências que realizaram ou pretendem realizar, de que forma as mesmas podem contribuir no processo ensino-aprendizagem, com vistas a facilitar o trabalho do professor e resultando na aprendizagem significativa com a presença das tecnologias. Através de uma pesquisa bibliográfica detalhando aspectos importantes, tais como: o professor e as tecnologias ao seu alcance, o uso da informática na educação, as políticas de ensino com as tecnologias, as relações entre os professores, alunos e Tecnologias de Informação e Comunicação, sendo baseada em pressupostos teóricos de vários estudiosos da área, e uma pesquisa de natureza qualitativa de coleta de dados, realizada com a aplicação de questionários aos quinze professores da escola, a revelar os resultados alcançados nesse contexto escolar. Ao final, percebeu-se que as tecnologias digitais estão ganhando espaço cada vez maior nas escolas e os professores estão buscando inseri-las em seu trabalho, garantindo aos seus alunos qualidade e incentivo na sua formação integral, tornando o trabalho do professor um grande desafio a ele mesmo, exigindo necessidade de qualificação profissional, comprometimento e segurança para realizar um trabalho significativo com o uso das tecnologias digitais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License