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dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorMaggioni, Simone Teresinha Da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102842pt_BR
dc.description.abstractEste é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleLetramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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