Professores e a prática pedagógica com ciberinfantes
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender a relação de aprendizagem que acontece entre o professor, os alunos ciberinfantes e os deficientes intelectuais inclusos na sala de aula com o recurso do computador no ensino fundamental. Inicialmente, esta pesquisa mostra a influência do método tradicional e da teoria construtivista no espaço escolar. Apresenta-se também, no presente trabalho, práticas educativas de aprendizagem, advindos da era digital ao se utilizar-se de laptop com os alunos. A partir ...
O objetivo deste trabalho é compreender a relação de aprendizagem que acontece entre o professor, os alunos ciberinfantes e os deficientes intelectuais inclusos na sala de aula com o recurso do computador no ensino fundamental. Inicialmente, esta pesquisa mostra a influência do método tradicional e da teoria construtivista no espaço escolar. Apresenta-se também, no presente trabalho, práticas educativas de aprendizagem, advindos da era digital ao se utilizar-se de laptop com os alunos. A partir disso, demonstra-se a nova realidade escolar implementada através de práticas significativas, enfatizando suas possíveis dificuldades e facilidades com a inserção das tecnologias em âmbito educacional. Demonstra-se experiências e práticas na utilização de blogs, wikis, livros digitais, vídeo, fotografia entre outros. Dessa forma, esta pesquisa oferece meios de reflexão quanto às ações desenvolvidas pelos educadores quando planejam suas aulas, bem como os possíveis questionamentos em relação a algumas ferramentas na aprendizagem do aluno que poderão ou não interferir em sua educação. Busca-se, finalmente, conhecer o alcance das tecnologias e sua contribuição para a sociedade em sua utilização, a fim de que possamos ter, além de um pensamento crítico, uma construção clara do conhecimento adquirido com essas inovações. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License