As TIC’s no ensino das artes visuais no Ensino Médio
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
As TIC’s caracterizam-se por demonstrar um meio de comunicação e expressão. Sendo assim, esse trabalho visa analisar essa temática já que discute a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino das Artes Visuais estando pautado em motivações relevantes, dentre as quais destaco duas. A primeira refere- se ao fato de que as TIC’s estão presentes em nosso cotidiano, principalmente, na escola, pois os alunos hoje se apropriam do uso de diversas mídias, devido a isso, seria impo ...
As TIC’s caracterizam-se por demonstrar um meio de comunicação e expressão. Sendo assim, esse trabalho visa analisar essa temática já que discute a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino das Artes Visuais estando pautado em motivações relevantes, dentre as quais destaco duas. A primeira refere- se ao fato de que as TIC’s estão presentes em nosso cotidiano, principalmente, na escola, pois os alunos hoje se apropriam do uso de diversas mídias, devido a isso, seria importante que, à medida do possível, a escola também fizesse uso delas. A segunda razão para este estudo está ligada ao crescente número de possibilidades que o uso das TIC’s pode oferecer no ensino das Artes Visuais no Ensino Médio, foco de investigação desse estudo. No início dos anos oitenta as artes eram a expressão do aluno, com a evolução artes é a livre interpretação da obra, procurando influenciar na cultura de cada aluno. As TIC’s podem ser compreendidas como facilitadoras da aprendizagem e mesmo com várias dificuldades para inseri-las no dia a dia da educação. Ideias começam a surgir de acordo com a necessidade do trabalho a ser feito e, por ser um recurso que atrai e motiva o aluno torna a aprendizagem mais significativa trazendo, assim, grandes contribuições tanto para os alunos como para a escola e, principalmente, para o processo ensino aprendizagem. ...
Abstract
The TIC’s is characterized because of demonstrating a way of communication and expression. Being so, this work aims to analyse this theme since it discusses the contribution of the Technologies of Information and Communication in the Teaching of the Visual Arts being ruled in relevant motivations, among which I detach two. The first one refers to the fact that the TIC’s are present in our daily life, principally, in the school, since the pupils today dominate the use of several mediae, due to t ...
The TIC’s is characterized because of demonstrating a way of communication and expression. Being so, this work aims to analyse this theme since it discusses the contribution of the Technologies of Information and Communication in the Teaching of the Visual Arts being ruled in relevant motivations, among which I detach two. The first one refers to the fact that the TIC’s are present in our daily life, principally, in the school, since the pupils today dominate the use of several mediae, due to that, it would be important that, to the measure of a possible one, the school also was doing their use. The second reason for this study is tied to the growing number of means that the use of the TIC’s can offer in the teaching of the visual arts more specifically in the Secondary education, focus of investigation of this study. In the beginning of the eightieth years the arts were the expression of the pupil, with the evolution arts it is the free interpretation of the work, trying to influence the culture of each pupil. The TIC’s can be understood how facilitadoras of the apprenticeship and even with several difficulties to insert them in day by day of the education ideas they should control themselves appearing in accordance with the necessity of the work to be done and, because of being a resource that attracts and causes the pupil it makes the most significant apprenticeship, bringing so, great contributions both for the pupils and for the school and, principally, for the process I teach apprenticeship. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License