As mídias como diferencial no ensino aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino apr ...
As mídias, no processo de ensino aprendizagem, contribuem de forma rápida e eficaz com o desenvolvimento intelectual do ser humano. O mundo está em constante evolução e a tecnologia tem acompanhado esse momento e cada vez mais apresentando inovações. Como consequência disso, nós também precisamos nos atualizar e acompanhar essas modificações, pois temos que nos adequar às transformações advindas deste mundo. Portanto, este trabalho tem como tema as mídias como diferencial no processo ensino aprendizagem, sendo então a tecnologia uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do homem, da sociedade e da nação. O objetivo deste trabalho é saber utilizar as mídias em sala de aula, aproveitando a curiosidade e interesse do aluno por esse novo recurso. Ao desenvolver este tema fiz vários estudos teóricos, pesquisas e leituras em relação ao assunto, com a finalidade de buscar elementos que confirmem a utilização das mídias no processo educacional. As mídias impressas exigem mais criatividade por parte do professor, pois o aluno terá mais esforço em decodificar sua mensagem, por não apresentar recursos audiovisuais. Através das mídias eletrônicas, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica, desenvolvendo competências, onde o aluno deve construir seu conhecimento, sendo estimulado e orientado, criando novas oportunidades de assimilação do conteúdo, modificando sua forma de ensinar e aprender. A metodologia utilizada para realização dessa monografia foi a pesquisa bibliográfica a partir dos autores Maria Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenia Kodel Cox e Paulo Freire. Tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o uso das mídias no processo ensino aprendizagem. ...
Abstract
The media in the teaching-learning process, contribute quickly and effectively with the intellectual development of the human being. The world is constantly evolving and the technology has accompanied this time and increasingly presenting innovations. As a result, we must also update and monitor these changes because we have to adapt to the changes resulting from this world. Therefore, this work has as its theme the media as a differential in the learning process, then technology is one of the ...
The media in the teaching-learning process, contribute quickly and effectively with the intellectual development of the human being. The world is constantly evolving and the technology has accompanied this time and increasingly presenting innovations. As a result, we must also update and monitor these changes because we have to adapt to the changes resulting from this world. Therefore, this work has as its theme the media as a differential in the learning process, then technology is one of the main responsible for the development and evolution of man, society and the nation. The objective of this work is to use the media in the classroom, taking the student's interest and curiosity for this new feature. In developing this theme made several theoretical studies, researches and readings on the subject, in order to seek evidence to confirm the use of media in the educational process. The print media require more creativity from the teacher because the student will have more effort to decode your message by not showing audiovisual resources. Through the electronic media, the teacher can enrich their pedagogical practice, developing skills, where students must build their knowledge, being stimulated and directed, creating new opportunities for content assimilation, changing their way of teaching and learning. The methodology used for the realization of this monograph was literature from authors Mary Elizabeth Almeida, José Manuel Moran, Kenya KODEL Cox and Paulo Freire. Aiming to propose a reflection on the use of media in the learning process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License