Autoria e colaboração com o uso das Tic na escola rural: um estudo de caso da inclusão digital na EEEF Júlio de Castilhos
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente pesquisa de caráter qualitativo, pretende analisar a promoção da autoria e colaboração na prática pedagógica numa escola rural integrando as TIC no processo educativo. Para isso, propõe um estudo de caso envolvendo a aplicação do projeto “Rádio na escola”, com alunos do 8º ano da EEEF Júlio de Castilhos. Essa pesquisa permite que o investigador compreenda e interprete como se manifesta a educação rural, seu contexto e suas necessidades, sua inclusão digital e social. Para atender aos ...
A presente pesquisa de caráter qualitativo, pretende analisar a promoção da autoria e colaboração na prática pedagógica numa escola rural integrando as TIC no processo educativo. Para isso, propõe um estudo de caso envolvendo a aplicação do projeto “Rádio na escola”, com alunos do 8º ano da EEEF Júlio de Castilhos. Essa pesquisa permite que o investigador compreenda e interprete como se manifesta a educação rural, seu contexto e suas necessidades, sua inclusão digital e social. Para atender aos objetivos propostos nesta monografia, inicialmente buscou-se na fundamentação teórica conceitos de autoria, autonomia e colaboração, conhecimento sobre a educação do campo e a juventude rural. Como instrumentos de pesquisa optou-se pela observação participante, questionários e entrevistas, cujo entrelaçamento dos dados permitiu confirmar a pedagogia de projeto mediada pelas TIC como prática educativa capaz de promover autoria e colaboração e de conduzir a escola a assumir, finalmente, sua função social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1950)
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