A utilização da tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais de São Leopoldo
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A pesquisa realizada teve por objetivo investigar a percepção e utilização da Tecnologia Assistiva (TA) nas SRM do município de São Leopoldo. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso, onde os dados foram coletados a partir de três fontes: questionário aplicado às professoras das SRM, entrevista com a coordenadora das SRM e análise da documentação do município, principalmente do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) sobre a educação inclusiva, bu ...
A pesquisa realizada teve por objetivo investigar a percepção e utilização da Tecnologia Assistiva (TA) nas SRM do município de São Leopoldo. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso, onde os dados foram coletados a partir de três fontes: questionário aplicado às professoras das SRM, entrevista com a coordenadora das SRM e análise da documentação do município, principalmente do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) sobre a educação inclusiva, buscando informações a respeito da utilização da TA. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado nas 17 SRM do município e é direcionado aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação matriculados na rede municipal de ensino. Dentre as atribuições do professor do AEE, a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, prevê a elaboração e utilização da TA. Nesse sentido, a pesquisa realizada buscou conhecer a realidade de utilização da TA no AEE realizado nas SRM, buscando identificar necessidades de ações posteriores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License