Papel do professor do LIE no projeto UCA: estudo de caso nas séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
As demandas geradas pelas novas possibilidades com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desencadeadas pela inserção de laptops educacionais de baixo custo nas escolas públicas brasileiras vêm exigindo que os profissionais da educação se apropriem dos recursos tecnológicos disponíveis e também das teorias e das práticas que fundamentam a informática educativa. A modernização que promove o acesso à tecnologia da informação a todos os jovens tem permitido acesso a informa ...
As demandas geradas pelas novas possibilidades com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desencadeadas pela inserção de laptops educacionais de baixo custo nas escolas públicas brasileiras vêm exigindo que os profissionais da educação se apropriem dos recursos tecnológicos disponíveis e também das teorias e das práticas que fundamentam a informática educativa. A modernização que promove o acesso à tecnologia da informação a todos os jovens tem permitido acesso a informações sobre assuntos que lhes interessam, porém é necessária a presença de um professor que oriente o educando na busca de objetivos educativos. Esta pesquisa pretende contribuir para a análise do papel do professor do LIE em uma escola que desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem com laptops do projeto UCA. Os dados foram coletados com a utilização das técnicas de observação participante e de entrevista aberta e semiestruturada. Este trabalho versa sobre a observação de práticas pedagógicas escolares e as relações estabelecidas com as funções do professor do LIE e busca a percepção de profissionais inseridos no contexto do projeto UCA a cerca do papel do professor do LIE. Contém, ainda, informações referentes à importância do LIE no contexto escolar, à postura do professor de sala de aula no LIE e possibilidades para otimização o papel do professor do LIE no contexto UCA e alguns resultados de pesquisas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License