Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são ...
O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de alunos do 1º ano do 2º ciclo da E. M. E. B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, através de 8 encontros. Nesse trabalho enfatizou-se as mudanças e impasses pelos quais a escola está passando por estar inserida em uma sociedade tecnológica que tem alunos que são nativos digitais e professores que são imigrantes digitais. Diante dessa realidade sugere-se a utilização de ferramentas que estimulem o processo de criação de ideias, múltiplas alfabetizações e fluência digital através de um ambiente de autoria chamado Squeak para que a aprendizagem seja prazerosa. Os resultados dos encontros da oficina evidenciam para a real possibilidade de utilização do Software Squeak, já que os alunos evidenciaram através de manifestações verbais e não verbais o quão prazerosos foram os momentos de criação com a ferramenta, a qual é um verdadeiro laboratório, que dá liberdade de construção e reconstrução do trabalho, de modo autoral. Ainda aponta-se para futuras oficinas um maior número de encontros para permitir a finalização dos trabalhos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License