Usando mineração de textos como suporte ao desenvolvimento de resumos no Ensino Médio
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
É de suma importância que o aluno aprenda e saiba redigir textos dos mais diferentes tipos e gêneros, mas sabemos que a produção textual é um dos assuntos mais polêmicos e preocupantes discutidos nas escolas. Cada vez mais se percebe que vem crescendo as dificuldades dos alunos em relação à parte escrita. Nesse sentido, o presente estudo apresenta o resultado de um experimento com o uso de uma ferramenta de mineração de textos como apoio à produção do gênero textual resumo com alunos de Ensino ...
É de suma importância que o aluno aprenda e saiba redigir textos dos mais diferentes tipos e gêneros, mas sabemos que a produção textual é um dos assuntos mais polêmicos e preocupantes discutidos nas escolas. Cada vez mais se percebe que vem crescendo as dificuldades dos alunos em relação à parte escrita. Nesse sentido, o presente estudo apresenta o resultado de um experimento com o uso de uma ferramenta de mineração de textos como apoio à produção do gênero textual resumo com alunos de Ensino Médio. Sendo que para esta tarefa foi escolhido o minerador de textos Sobek e levou-se em consideração a abordagem realizada na escola a respeito das dificuldades que envolvem a expressão escrita dos alunos principalmente no que diz respeito ao gênero textual resumo. Para isso, além de uma fundamentação teórica em relação ao tema proposto, realizou-se a aplicação do experimento em uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Politécnico noturno, com faixa etária entre 14 e 17 anos. O objetivo foi investigar se o minerador de textos Sobek auxilia como apoio na elaboração de resumos. Para isso, foi solicitado aos alunos a produção de resumos sem e com o auxílio da ferramenta tecnológica e posterior fez-se a comparação entre eles com o intuito de verificar a diferença. O estudo mostrou que houve melhora e aprimoramento nos resumos produzidos com o apoio da ferramenta, demonstrando a potencialidade do minerador de textos no auxilio à produção do gênero textual resumo aplicado no contexto escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License