Ética e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejista
Fecha
2014Nivel académico
Especialización
Resumo
Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a impo ...
Um dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License