Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Luciana Meirellespt_BR
dc.date.accessioned2014-09-03T02:20:15Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102296pt_BR
dc.description.abstractUm dos fatores críticos para o sucesso de uma empresa é a criação e a conservação da sua imagem perante a sociedade e seus clientes. Há alguns anos a ética organizacional vem sendo relacionada como um dos fatores essenciais para manter esta imagem sólida e transparente. Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise crítica do código de ética de uma empresa do ramo do varejo. Exibir, através da revisão bibliográfica, alguns conceitos sobre ética e ética empresarial, demonstrando a importância destes temas para que as empresas mantenham-se competitivas no mercado atual. Os principais autores utilizados foram: Maria Cecília Coutinho de Arruda, Maria do Carmo Whitaker & José Maria Rodriguez Ramos; Mario Sergio Cortella; Robert Henry Srour; Roberto Patrus-Pena & Paula Pessoa de Castro; Para fortalecer a ética na empresa e nos colaboradores muitas corporações criam Códigos de Ética, demonstrando as condutas que devem ser seguidas e os valores imporantes para determinada organização. Deste modo, é importante que a elaboração destes Códigos de Ética seja realizada por colaboradores de diferentes setores para que se tenha uma visão global das necessidades da empresa e do que é ou não relevante na construção deste material. Englobando no Código assuntos que abordem os valores e princípios da empresa; assuntos atuais como: assédio moral e sexual, uso de álcool e drogas; Comportamentos esperados ou não. Assegurando desta forma que os colaboradores estarão trabalhando de acordo com as estratégias da empresa. Conclui-se, após a realização da pesquisa, que durante a construção, ou na reelaboração, do Código de Ética, a empresa deveria envolver a participação de colaboradores de diversos setores e abranger diferentes tópicos além dos abordados no seu atual Código de Ética.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectCódigo de éticapt_BR
dc.subjectPsicologia organizacionalpt_BR
dc.titleÉtica e código de ética empresarial de uma empresa do ramo varejistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples