Diagnóstico estratégico da produção e operações em uma empresa metalúrgica multiplanta
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Data
2006Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Com aumento constante da concorrência, as empresas precisam voltar sua atenção para seus clientes e seus mercados de atuação, em questões relacionadas às Estratégias de Produção e Operações no sentido de se tornarem competitivas e viáveis. Esta pesquisa propôs-se a estudar uma empresa Mutiplanta de embalagens metálicas. Inicialmente foram identificadas as dimensões e critérios competitivos mais valorizados pelos clientes. Logo após foram avaliados o grau de importância dado pelos clientes para ...
Com aumento constante da concorrência, as empresas precisam voltar sua atenção para seus clientes e seus mercados de atuação, em questões relacionadas às Estratégias de Produção e Operações no sentido de se tornarem competitivas e viáveis. Esta pesquisa propôs-se a estudar uma empresa Mutiplanta de embalagens metálicas. Inicialmente foram identificadas as dimensões e critérios competitivos mais valorizados pelos clientes. Logo após foram avaliados o grau de importância dado pelos clientes para estes critérios competitivos e o desempenho das unidades em relação aos concorrentes para os mesmos critérios. O próximo passo foi cruzar as informações e para isso utilizou-se a matriz importancia x desempenho de Slack (1993). Com isso pode-se fazer um estudo comparativo entre as diferentes plantas produtivas (três) no sentido de comparar as estratégias de produção e operações visto que elas atendem mercados distintos. Os resultados permitiram concluir que de uma forma geral os clientes das tres unidades cnsideram, com raras excecoes, todos os itens importantes. Podemos dizer tambem que o desempenho (em relacao aos concorrentes), considerando o valor maximo de cinco, pode ser considerado muito bom visto que a grande maioria dos criterios receberam notas altas. É importante que se diga também que em virtude de que cada unidade atende clientes e regiões diferentes, o resultado desta pesquisa permite que se trabalhem os pontos que não estão de acordo com a necessidade do cliente e também aqueles em que as unidades não conseguem um bom desempenho em relação aos seus concorrentes. A unidade de Estrela apresenta a melhor performance entre as tres unidades pois, os valores de desempenho dados pelos clientes sao maiores do que os valores dados na importancia em quatro criterios. Ja a unidade de Goias apresenta o segundo melhor desempenho entre as tres unidades pois apresenta os valores de desempenho maiores que os da importancia em dois criterios. Por fim, na unidade de Sao Paulo, em apenas um criterio o valor de desempenho e maior do que o valor da importancia e em dois criterios os valores foram iguais. Com os resultados da pesquisa, os executivos da empresa tem em mãos uma ferramente que pode direcioná-los à melhora de seu desempenho, buscando a transformação da Produção em uma vantagem competitiva importante para a empresa. ...
Abstract
Due to the increasing of competition, the enterprisers need to pay attention to their customers and acting market concerning the Production and Operation Strategies in order to become competitive and viable. This research proposes to study a Multiplant enterprise that produces metal packages. Initially, the most important dimensions and competitive standards concerning the customers were identified. Right after that, the level of importance attached by the customers to the competitive standards ...
Due to the increasing of competition, the enterprisers need to pay attention to their customers and acting market concerning the Production and Operation Strategies in order to become competitive and viable. This research proposes to study a Multiplant enterprise that produces metal packages. Initially, the most important dimensions and competitive standards concerning the customers were identified. Right after that, the level of importance attached by the customers to the competitive standards and the performance of the units in relation to the competitors were rated, according to the same standards. The next step was to compare the information. To do that, it was used the importance matrix x Slack’s performance (1993). That way, it was possible to make a comparative study on the three different productive units comparing the production and operation strategies considering the fact that they cover different markets. The results lead to the conclusion that, in a general way, the customers of the three units consider, with only a few exceptions, all the items important. It can also be said that the performance (in relation to the competitors), considering the maximum value of five, can be rated as very good, considering that the biggest part of the standards received high grades. It is important to state that due to the fact that each unit attends different customers and regions, the results of this research show the aspects that have to be improved according to the customer’s opinions and the aspects about which the units cannot show a good performance in comparison with their competitors. The unit of Estrela shows the best performance considering the three units because the development value attached by the customers was higher than the value attached to the importance in four standards. The unit of Goiás presents the second best development considering the three units because it presented a development value that was higher than the importance in two standards. At the unit of São Paulo, the performance value was higher than the importance value in just one standard, and in two standards both values were the same. Through the results of the research, the executives of the enterprise have on their hands a tool that can lead them to improvements on the enterprise’s performance, trying to transform the production into an important competitive advantage for the enterprise. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
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