• À flor da pele : [escrileitura do sensual] 

      Ferreira, Márcio Porciúncula (2008) [Dissertação]
      Trata da escrita educacional como problema. Para isso, experimentase e interroga-se como praticar tal escrita, não à procura dos significados, mas um exercício de experimentação com a linguagem para liberar as volições de ...
    • Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí? 

      Skliar, Carlos Bernardo (2002) [Artigo de periódico]
      Este artigo se propõe a discutir a questão do outro e da(s) pedagogia(s) a partir da política, poética e filosofia da diferença. Com esse objetivo, discuto as espacialidades do outro – espacialidade colonial, multicultural ...
    • Autoridade, hierarquia e diferença : um intercurso nos terreiros afro-gaúchos 

      Bernardo, Anderson Kilpp (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho buscou descrever e analisar como os adeptos das religiões afro-gaúchas estabelecem relações de autoridade, hierarquia e convivem com as diferenças dentro e fora dos terreiros. O trabalho de campo se baseou ...
    • Becoming-child as imagistic process 

      Rebolledo Palazuelos, Felix (2019) [Tese]
      Essa tese, ao procurar definir a noção operativa que anima o conceito de DevirCriança como processo imagético, apresenta um duplo propósito: postular a infância como devir e não como ser individualizado; e, subsequentemente, ...
    • A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano 

      Ríos, Guillermo A.; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Artigo de periódico]
      O propósito deste ensaio é o de explorar alguns dos dispositivos instalados nos espaços escolares que atuam na captura do diferente. Pois pensamos que é nesse jogo de localizações que os currículos escolares têm “normalizado” ...
    • As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis : uma experiência etnográfica em um hospital psiquiátrico 

      Poglia, Mário Eugênio Saretta (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Uma etnografia em um hospital psiquiátrico tem efeitos colaterais. Ação esperada: minorá-lo. Tornar a tolerância fora do prazo de validade e estabelecer uma verdade da relação. Princípio ativo: simetrização com as pessoas ...
    • Criação poética e currículo da diferença 

      Munhoz, Angélica Vier; Adó, Máximo Daniel Lamela (2017) [Artigo de periódico]
      Este ensaio propõe atuar com as forças artísticas de um currículo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reduções, de subtrações ...
    • Crossing borders : voices from the "margins" 

      Reichert, Jorge Alberto (2011) [Tese]
      Em um mundo cada vez mais transnacional e multicultural, a identidade cultural é formada por meio de um processo constante de mobilidade e deslocamentos, resultando na formação de identidades culturais diaspóricas. Tais ...
    • O dado na docência em matemática e Foucault : uma constituição docente entre penduricalhos e ética 

      Aurich, Grace da Ré; López Bello, Samuel Edmundo (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa que aborda a ética e a diferença na invenção de uma docência em Matemática em meio à vida, por meio da reescrita de si, em uma perspectiva pós-estruturalista, com autores ...
    • Docência em matemática e o paradoxo das múltiplas identidades : contribuições da filosofia deleuziana 

      Santos, Suelen Assunção; López Bello, Samuel Edmundo (2017) [Artigo de periódico]
      O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa perspectivada pela linha teórica das filosofias da diferença e educação que teve por objetivo analisar o movimento da forma, enquanto conceito filosófico, ‘docência-e ...
    • Docen ci/ç ação : do dual ao duplo da docência em matemática 

      Santos, Suelen Assunção (2015) [Tese]
      Esta tese tem como problema pensar a forma da docência em matemática. Aproxima‐se às contribuições teóricas de Deleuze, Foucault, Bergson e outros teóricos das filosofias da diferença para pensar o movimento da forma. ...
    • Empoderamento e ONG : limites e possibilidades 

      Feijó, Daniela Santana (2006) [Dissertação]
      A centralidade desse estudo está na intersecção da temática das organizações não governamentais com a do empoderamento. Primeiramente, fez-se uma retomada das discussões concernentes às organizações não governamentais, sua ...
    • Ensaio sobre EIS AICE : proposição e estratégia para pesquisar em educação 

      Corazza, Sandra Mara (2017) [Artigo de periódico]
      Ensaio que intervém tanto no teórico como no prático de um fora do pensamento da pesquisa em educação. Mediante a estratégia metodológica do desvio, de uma pedagogia de formação da incerteza e de empréstimos da filosofia ...
    • O ensino das danças folclóricas árabes como caminho para uma educação multicultural crítica 

      Rizzotto, Mônica (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este é um trabalho de revisão bibliográfica com pesquisa qualitativa que objetiva compreender a relevância do estudo das danças folclóricas árabes como um caminho para a educação multicultural crítica. Na fundamentação ...
    • Entre lá e cá : nexos e mediações na produção de um ensaio clínico 

      Rocha, Thiago Batista (2019) [Dissertação]
      Através do acompanhamento de um ensaio clínico randomizado sobre a Profilaxia Pré-Exposição conduzido na cidade de Porto Alegre, estre trabalho investiga as distintas relações que tornam possível a realização de uma prevenção ...
    • Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial 

      Vasques, Carla Karnoppi; Moschen, Simone Zanon; Gurski, Rose (2013) [Artigo de periódico]
      À margem da agenda política do Estado, a educação especial tradicionalmente se organizou como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, em classes e escolas especiais. Nas últimas décadas, o Brasil, ...
    • O espaço da diferença no Brasil : etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país 

      Carvalho, Ana Paula Comin de (2008) [Tese]
      Esta tese tem como tema o reconhecimento social da diferença no Brasil no que concerne à população negra. A problematização desta questão se dá a partir da análise de políticas públicas de regularização fundiária de ...
    • A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica 

      Corazza, Sandra Mara (2011) [Artigo de periódico]
      Em primeiro lugar, peço licença. Não por qualquer desacordo crítico; mas, de modo totalmente interessado, peço licença para fazer duas pequenas mudanças, no título da minha participação neste Painel. Apenas acrescento um ...
    • Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018 

      Machado, Roseli Belmonte (2022) [Artigo de periódico]
      O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos ...
    • Geografias do corpo : por uma geografia da diferença 

      Nunes, Camila Xavier (2014) [Tese]
      Somos sujeitos marcados pela diferença, seja de gênero, etnia, credos, fé, língua, ideologia, política – entre tantos outros aspectos que nos constituem como humanos. A diferença produz espacialidades diversas e outras ...