Alteridades y pedagogías : o ... ; y el otro no estuviera ahí?
Visualizar/abrir
Data
2002Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo se propõe a discutir a questão do outro e da(s) pedagogia(s) a partir da política, poética e filosofia da diferença. Com esse objetivo, discuto as espacialidades do outro – espacialidade colonial, multicultural e da diferença – estabelecendo uma relação com as imagens produzidas sobre a alteridade: o outro maléfico, a invenção maléfica do outro, o chamado à relação com o outro, o outro irredutível e o “eu” como refém do outro. Finalmente, estabeleço uma relação dessas imagens com as ...
Este artigo se propõe a discutir a questão do outro e da(s) pedagogia(s) a partir da política, poética e filosofia da diferença. Com esse objetivo, discuto as espacialidades do outro – espacialidade colonial, multicultural e da diferença – estabelecendo uma relação com as imagens produzidas sobre a alteridade: o outro maléfico, a invenção maléfica do outro, o chamado à relação com o outro, o outro irredutível e o “eu” como refém do outro. Finalmente, estabeleço uma relação dessas imagens com as pedagogias (improváveis) para as diferenças: a pedagogia do outro que deve ser borrado, a pedagogia do outro como hóspede da nossa hospitalidade hostil e a pedagogia do outro que reverbera permanentemente. ...
Abstract
This paper is aimed at discussing the issue of the other and of pedagogy from politics, poetics, and the philosophy of difference. In this sense, I question the other’s spatiality – colonial, multicultural and difference spatiality – relating it to the images produced for otherness: the other as evil, the evil invention of the other, the cry for the relation to the other, the irreducible other and the “ego” as an hostage of the other. Finally, I establish a relationship between such images and ...
This paper is aimed at discussing the issue of the other and of pedagogy from politics, poetics, and the philosophy of difference. In this sense, I question the other’s spatiality – colonial, multicultural and difference spatiality – relating it to the images produced for otherness: the other as evil, the evil invention of the other, the cry for the relation to the other, the irreducible other and the “ego” as an hostage of the other. Finally, I establish a relationship between such images and the (improbable) pedagogy for differences: the pedagogy of the other that has to be blotted, the pedagogy of the other as a host of our hostile hospitality and the pedagogy of the other that constantly reverberates. ...
Contido em
Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 23, n. 79 (ago. 2002), p. 85-123
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License