Navegação por Autor "Sartori, Alice Stephanie Tapia"
Resultados 1-19 de 19
-
Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2023) [Artigo de periódico]Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados ... -
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana : as práticas lúdicas na educação matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2015) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo apresentar elementos de uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, desenvolvida em uma pesquisa de mestrado no campo da Educação Matemática. O estudo buscou problematizar o uso de ... -
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do fi lósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como ... -
Elementos históricos para uma análise foucaultiana das práticas de memorização no ensino de matemática : da arte da retórica à cultura cristã
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2019) [Capítulo de livro] -
O ensino de ciências na modalidade EJA : reflexões sobre os conhecimentos advindos das realidades dos educandos
Domingos, Eraci Sparremberger da Silveira (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho pretende responder a seguinte questão: Como o Ensino de Ciências (EC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pensado a partir dos conhecimentos advindos das realidades dos educandos? A problemática foi ... -
Entre pás e enxadas : relações interdisciplinares no currículo de matemática da Educação no/do Campo
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2022) [Artigo de periódico]Este estudo compõe um projeto de pesquisa que objetiva analisar e discutir as concepções de interdisciplinaridade identificadas em pesquisas nas áreas da Educação Matemática e Ensino de Ciências relacionadas à Educação do ... -
Foucault e Deleuze : provocações ao discurso da educação matemática
Duarte, Cláudia Glavam; Sartori, Alice Stephanie Tapia (2017) [Artigo de periódico]Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o ... -
Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2021) [Artigo de periódico]Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa ... -
Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo discutir a infância produzida em meio às práticas pedagógicas nas aulas de matemática, especificamente aquelas ligadas ao consumo. Inicialmente apresentamos elementos de um estudo teórico sobre ... -
Os jogos de linguagem do processo de produção da farinha de mandioca : uma investigação etnomatemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Faria, Juliano Espezim Soares; Duarte, Cláudia Glavam; Flor, Valdirene Teixeira (2016) [Artigo de periódico]O artigo tem como objetivo analisar a racionalidade empregada na produção da farinha de mandioca por agricultores em um engenho localizado no bairro de Ibiraquera, na cidade de Imbituba em Santa Catarina - Brasil. Neste ... -
A linguagem em Wittgenstein e algumas implicações para a Educação Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2021) [Capítulo de livro]Objetivos: O artigo tem como objetivo discutir o uso da linguagem na perspectiva de Ludwig Wittgenstein e algumas implicações para o campo da Educação Matemática. Inicialmente destacamos o modo como a linguagem é ... -
A memorização na modernidade : uma reflexão para o ensino de Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2021) [Capítulo de livro]Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de um estudo teórico apresentado em uma Tese de Doutorado que teve como problemática as reconfigurações das práticas de memorização na Educação Matemática em diferentes ... -
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2015) [Artigo de periódico]O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e ... -
Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Faria, Juliano Espezim Soares (2021) [Artigo de periódico]Neste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação ... -
Repetir, Memorizar, Recitar : mecanismos para a fabricação de corpos dóceis pela Educação Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2021) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar o ensino de matemática pautado nas práticas de memorização que, juntamente com a repetição e a recitação, mesmo que questionadas, ainda hoje, fazem parte desta disciplina ... -
Os saberes psi no discurso da Educação Matemática : repensando as práticas de memorização
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2020) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo problematizar a memorização no ensino de Matemática a partir dos discursos advindos dos saberes psi, como é o caso do construtivismo. Especialmente o enunciado que afirma que o aluno é construtor ... -
As seduções do lúdico na educação matemática : fabricando o sujeito contemporâneo
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2016) [Artigo de periódico]Este artigo propõe uma reexão sobre um enunciado presente no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do lúdico, atividades como jogos e brincadeiras, no ensino de matemática. A intenção do ... -
O sujeito lúdico produzido pela/na Educação Matemática : interlocuções com o neoliberalismo
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo problematizar o uso de atividades lúdicas propostas para o ensino de matemática, entendendo a escola como um espaço de formação de subjetividades. O foco de nossa análise volta-se para o sujeito ... -
A terceira margem do rio : o “meio” como abrigo para as matemáticas que transitam pela Educação do Campo
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Cláudia Glavam (2022) [Artigo de periódico]Este artigo é fruto de uma pesquisa que busca identificar e analisar algumas pistas sobre relações que são instigadas entre a Educação do Campo e a Educação Matemática. A fim de potencializar nosso pensamento, partimos de ...