Navegação por Assunto "Games"
Resultados 1-20 de 89
-
Algoritmo genético aplicado ao jogo de Mahjong
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma variante do jogo de Mahjong, um jogo de habilidade e sorte, e explora os desafios de criar um jogador para ele utilizando Inteligência Artificial. Objetiva tanto o desenvolvimento do jogador ... -
Análise da influência dos personagens sobre a experiência de games narrativos : um estudo de caso de vínculos emocionais com o jogo portal
(2014) [Dissertação]A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como tema os personagens em games. Seu objetivo foi compreender a influência dos personagens sobre as emoções da experiência de jogo, levando em conta as questões relativas à ... -
Análise de jogos de RPG em mesas virtuais
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Os jogos de RPG de Mesa são uma forma de entretenimento que pode ser considerada bastante complexa. Através do uso de aplicativos de Mesas Virtuais é possível analisar vários aspectos relacionados às simplificações adotadas ... -
Aplicação de decals sobre superfícies geométricas arbitrárias
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O mapeamento de texturas e – mais especificamente – a utilização de decals para aplicação de texturas em tempo de execução, é uma técnica extremamente utilizada na maioria dos jogos 3D atuais. Contudo, a bibliografia ... -
Aprendendo Ciências através das tecnologias : o uso de jogos digitais nas aulas de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre o uso de jogos nas aulas de Ciências e de como nós, professores, os inserimos nos planos de aula. Observa-se, também, se existe uma real compreensão das Tecnologias Digitais ... -
Aprendizagem de métodos de design : estudo baseado na construção e validação de jogo de tabuleiro
(2019) [Tese]Sabe-se que a inovação está diretamente ligada ao aumento da competitividade e um caminho possível para se alcançar isso é o Design. A aprendizagem de métodos de Design que favoreçam e ampliem a inovação para equipes ou ... -
Atuar brincando : os benefícios do jogo para diminuição da ansiedade em cena
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo falar sobre os benefícios da utilização de jogos e brincadeiras para diminuir a ansiedade e o nervosismo dos atores em cena. Para isso será trazido como exemplo o trabalho de estágio da ... -
Autoria criativa: explorando jogos por meio de atividades autônomas na elaboração conceitual em química orgânica no ensino médio
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho se propõe a analisar a criatividade estimulada pela produção autoral. Para atingir tal propósito, empregou-se uma Unidade de Aprendizagem, como método alternativo ao ensino tradicional, relacionada ao conteúdo ... -
Biblioteca para desenvolvimento de jogos para Nintendo DS
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Nas últimas décadas, percebe-se um avanço considerável na temática de jogos eletrônicos. Mesmo depois de enfrentar algumas crises, hoje este é um dos setores mais produtivos e rentáveis no mundo. Junto a isso, as atenções ... -
Botões em ritmo: uma visão comunicacional sobre a experiência técno-estética dos controles de videogames
(2021) [Tese]Esta tese tem por objetivo geral observar e compreender como diferentes sistemas de controle de jogos articulam e afetam a comunicação da experiência de jogo, a partir de suas materialidades físicas e das formas estéticas ... -
As brincadeiras nas aulas de educação física e seus significados para as crianças
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desse estudo foi entender de que forma as crianças da Educação Infantil se apropriavam das brincadeiras propostas pelo professor de Educação Física e como construíam maneiras particulares de brincar nesse espaço ... -
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e ... -
CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho ... -
Começando um novo jogo : indústria de games e políticas públicas
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo tem como tema a indústria de games no Brasil e em alguns países no mundo. Por meio de pesquisa bibliográfica, artigos de jornais e de sites, é realizada uma descrição do que são jogos digitais, suas ... -
Conteúdos e métodos de ensino nas aulas de educação física e as contribuições para o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens : um relato de experiência
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o período de estágio obrigatório, com o intuito de descrever e refletir sobre os métodos de ensino e conteúdos que contribuíram para o desenvolvimento ... -
Contextos digitais : encontros, pesquisas e práticas
(UFRGS. Grupo de Pesquisa em Contextos Digitais e Desenvolvimento Humano, 2022) [Livro] -
Contribuições do jogo Catan para o desenvolvimento de saberes matemáticos
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem como objetivo investigar possíveis contribuições na produção de saberes matemáticos de estudantes propiciadas pela construção e utilização do jogo Pindorama. Com base em The Settlers of Catan, Pindorama ... -
Cuca legal e segurança do paciente pediátrico : gameficação no ensino de enfermagem
(2022) [Resumo publicado em evento] -
Desenvolvimento de um jogo educativo/terapêutico no auxilio ao tratamento da dermatite atópica
(2011) [Tese]INTRODUÇÃO: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica, comum, da pele que afeta a vida das crianças. No tratamento desta doença tem-se, cada vez mais, demonstrado a importância e a necessidade de desenvolver ... -
Desenvolvimento do jogo Segurlab 2d : uma alternativa para abordar segurança no laboratório no ensino de química
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Os dispositivos móveis, como os smartphones, são aparelhos muito populares entre os estudantes. A cada ano cresce o número de aplicativos para esses aparelhos abordando conteúdos de química. O presente trabalho relata o ...