Conteúdos e métodos de ensino nas aulas de educação física e as contribuições para o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens : um relato de experiência
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o período de estágio obrigatório, com o intuito de descrever e refletir sobre os métodos de ensino e conteúdos que contribuíram para o desenvolvimento de aspectos cognitivos dos alunos, bem como as dificuldades e facilidade que foram encontradas dentro das aulas de educação física no ensino fundamental. O estágio foi realizado na escola estadual de ensino fundamental Visconde de Pelotas, localizada no bairro Auxiliador ...
O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o período de estágio obrigatório, com o intuito de descrever e refletir sobre os métodos de ensino e conteúdos que contribuíram para o desenvolvimento de aspectos cognitivos dos alunos, bem como as dificuldades e facilidade que foram encontradas dentro das aulas de educação física no ensino fundamental. O estágio foi realizado na escola estadual de ensino fundamental Visconde de Pelotas, localizada no bairro Auxiliadora em Porto Alegre – RS, a escola conta com ensino fundamental do 1o ao 9o ano. As atividades de ensino foram planejadas para 13 alunos do 6o ano, sendo 10 meninos e 3 meninas com idades compreendidas entre 12 e 14 anos. No relato são apresentados os procedimentos pedagógicos, a escolha dos conteúdos, destacando: brincadeiras e jogos; os esportes, sendo eles de invasão e precisão. A metodologia foi tangenciada no método global, ou seja, aquele que utiliza o jogo como base na aplicação das regras. Destaco alguns aspectos cognitivos observados nessa jornada de estágio, como por exemplo, o raciocínio lógico; a tomada de decisão; a resolução de problemas e também a participação comunicativa dentro das aulas ao longo de todo semestre, também a importância do auxílio do professor responsável pela turma e os orientadores do estágio neste processo de aprendizado e formação. Os conteúdos trabalhados com as crianças e jovens nas aulas de Educação Física, assim como, os métodos de ensino adotados, contribuíram para mudanças e evoluções nas respostas cognitivas e socioafetivas observadas ao longo das aulas ministradas no estágio. ...
Abstract
The objective of the present work was to report the experience lived during the mandatory internship period, in order to describe and reflect on the teaching methods and contents that contributed to the development of students' cognitive aspects, as well as the difficulties and ease that were found within physical education classes in elementary school. The internship was carried out at the state elementary school Visconde de Pelotas, located in the Auxiliadora neighborhood in Porto Alegre - RS ...
The objective of the present work was to report the experience lived during the mandatory internship period, in order to describe and reflect on the teaching methods and contents that contributed to the development of students' cognitive aspects, as well as the difficulties and ease that were found within physical education classes in elementary school. The internship was carried out at the state elementary school Visconde de Pelotas, located in the Auxiliadora neighborhood in Porto Alegre - RS, the school has elementary education from 1st to 9th grade. Teaching activities were planned for 13 6th grade students, 10 boys and 3 girls aged between 12 and 14 years old. The report presents the pedagogical procedures, the choice of content, highlighting: games and games; the sports, being they of invasion and precision. The methodology was based on the global method, that is, the one that uses the game as a basis for applying the rules. I highlight some cognitive aspects observed in this internship journey, such as logical reasoning; decision making; problem solving and also communicative participation in classes throughout the semester, as well as the importance of the help of the teacher responsible for the class and the internship supervisors in this learning and training process. The contents worked with children and young people in Physical Education classes, as well as the teaching methods adopted, contributed to changes and evolutions in the cognitive and socio-affective responses observed during the classes taught in the internship. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License