Listar por autor "Reategui, Eliseo Berni"
Mostrando ítems 1-20 de 172
-
Ação de Linguagem e Mineração de dados : níveis de complexidade na análise de textos
Corrêa, Ygor (2016) [Tesis]Esta é uma pesquisa quali-quantitativa que tem por base teórico-epistemológica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e a Teoria da Complexidade, uma vez que ambas as teorias contribuem para a compreensão da ação de ... -
Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente
Lorandi, Alexandra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2012) [Artículo de periódico]Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto ... -
Adaptação de material didático para o projeto UCA
Meurer, Heli; Costa, Patrícia da Silva Campelo; Maissiat, Jaqueline; Zanatta, Cláudia Vicari; Carvalho, Juliano Varella; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artículo de periódico]Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas ... -
Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos
Reategui, Eliseo Berni; Ceron, Rafael Fernando; Boff, Elisa; Vicari, Rosa Maria (2006) [Artículo de periódico]Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário ... -
Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos com Apoio da Recomendação de Conteúdo para Atividades a Distância
Tiburski Júnior, Gabriel; Acosta, Otavio Costa; Reategui, Eliseo Berni (2015) [Resumen publicado en evento] -
Ambiente gamificado de aprendizagem baseada em projetos
França, Rômulo Martins (2016) [Tesis]A utilização de métodos ativos na educação é um dos grandes desafios atuais. A Aprendizagem baseada em Projetos - ABPr é uma das abordagens que guiam os alunos em uma investigação ativa através de uma questão central, ... -
O ambiente virtual áudio-háptico como instrumento para a Aprendizagem de geometria : estudo das formas para estudantes cegos
Estivalete, Patrícia Blini (2020) [Tesis]O desenvolvimento das habilidades para os objetos de conhecimento da geometria está relacionado com as formas de organização de aprendizagem matemática e com os recursos didáticos utilizados para a construção de competências ... -
Análise temática das mensagens de discussões online
Azevedo, Breno Fabrício Terra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Trabajo completo publicado en evento] -
Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão
Azevedo, Breno Fabrício Terra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2010) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta um estudo realizado com a técnica de mineração de textos utilizando grafos. Esta pode ser utilizada para efetuar uma análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de ... -
Aplicação educacional de uma ferramenta de mineração de textos integrada a uma ontologia de domínio na área da saúde
Damasceno, Fábio Rafael; Ribeiro, Alexandre; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artículo de periódico]Este artigo aborda a utilização educacional de uma ferramenta de mineração textual (Sobek) dentro do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação das Ciências da Saúde (OTICS). Com o objetivo de tornar a exploração ... -
Apoio à Leitura e à Escrita por meio de uma Ferramenta de Extração de Conceitos
Zancan, Luciano; Epstein, Daniel (2015) [Resumen publicado en evento] -
Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual
Langa, Natércia Ricardina Tomás; Reategui, Eliseo Berni; Mormelo, Belissar; Basso, Edcleia Aparecida (2013) [Artículo de periódico]O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens ... -
Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas
Langa, Natércia Ricardina Tomás (2014) [Tesis de maestría]O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ... -
Apoio à produção textual por meio do emprego de uma ferramenta de mineração de textos
Klemann, Miriam Noering (2011) [Tesis de maestría]Esta pesquisa apresenta a proposta de utilização da ferramenta SOBEK no apoio à produção textual através de um processo interativo. Trata-se de uma abordagem para apoio à construção textual empregando uma ferramenta de ... -
O apoio da tecnologia na produção textual
Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2016) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, ... -
O apoio de uma ferramenta com base na mineração de texto para escrita acadêmica
Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2017) [Artículo de periódico]A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa ... -
Aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante
Ferreira, Vinicius Hartmann; Reategui, Eliseo Berni (2020) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta a implementação do Modelo Social Aberto do Estudante no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina de introdução a programação de computadores do ensino superior. O Modelo Social Aberto do ... -
A aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante
Ferreira, Vinicius Hartmann (2019) [Tesis]A programação de computadores é essencial para quem trabalha na área de tecnologia e projetase que será tão importante quanto a leitura e as matemáticas em um futuro não tão distante. No entanto, aprender a programar não ... -
Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional
Aguiar, Eliane Vigneron Barreto (2011) [Tesis]Uma questão que se apresenta relevante, nesta tese, é que na maioria das vezes, o estudante, principalmente, o novato, demonstra grande dificuldade na aprendizagem baseada na resolução de problemas. Portanto, este precisa ... -
Arquitetura pedagógica para construção de competências de gestão através de simuladores de negócoios :
Schlatter, Gabriel Vianna (2016) [Tesis]O uso de simuladores de negócios em cursos de administração de empresas tem crescido significativamente nos últimos anos. Entretanto, apesar da oferta no mercado de novas simulações, não houve um avanço proporcional no ...