Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Cláudia Sampaio Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0103-863Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98962pt_BR
dc.description.abstractAs experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profi ssional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profi ssional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio infl uenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confi ança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profi ssional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.pt
dc.description.abstractTraining experiences in higher education are essential to professional development.This qualitative study investigated how internship experiences contribute to career adaptability development and to the transition between the roles of student and professional among senior university students. Six Civil Engineering senior students, aged between 22 and 29 years, were individually interviewed following a semi-structured interview protocol. The interviews were subsequently content analyzed. Results revealed that internship experiences infl uence the development of career adaptability, especially in the dimensions of curiosity and confi dence. In addition, several characteristics of the internship experiences mentioned by respondents could be related to career development, revealing their importance to the transition process from student to professional roles. The article concludes with implications for practice and research.en
dc.description.abstractLas experiencias de formación en la educación superior son fundamentales para el desarrollo profesional. La fi nalidad de este estudio fue comprender como as experiencias de la pasantía profesional contribuyen al desarrollo de la adaptabilidad de carrera y a la transición entre los roles de estudiante y profesional en alumnos fi nalistas de la enseñanza superior. Participaron seis estudiantes del último año de un curso de Ingeniería Civil, con edades comprendidas entre 22 y 29 años. Fueron realizadas entrevistas individuales semi-estructuradas, posteriormente sometidas al análisis de contenido. Los resultados revelaron que las experiencias de la pasantía profesional infl uyen en el desarrollo de la adaptabilidad de carrera, especialmente en las dimensiones de curiosidad y la confi anza. Además, varias características de la pasantía mencionadas por los participantes fueron relacionadas con el desarrollo de la carrera, revelando su importancia en el proceso de transición del rol de estudiante a profesional. El artículo concluye con implicaciones para la práctica y la investigación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 23, n. 54, (jan./abr. 2013), p. 103-112.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectProfessional identityen
dc.subjectDesarrollo profesionales
dc.subjectEducación profesionales
dc.subjectEstudiantes universitárioses
dc.subjectIdentidad profesionales
dc.titleExperiências de estágio : contribuições para a transição universidade-trabalhopt_BR
dc.title.alternativeInternship experiences : contributions to the school-to-work transitionen
dc.title.alternativeExperiencias de pasantía profesional : contribuciones a la transición universidad-trabajoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000903027pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples