Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF
dc.contributor.author | Salles, Jerusa Fumagalli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Rochele Paz | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Camila Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Mello, Claudia Berlim de | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Thais | pt_BR |
dc.contributor.author | Miranda, Mônica Carolina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T02:05:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-8271 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98893 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to present the development process and content validation of Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF, which briefly assesses the components of eight neuropsychological functions in school-aged children: orientation, attention, visual perception, memory, arithmetic abilities, language, visuoconstructive abilities and executive functions. The process comprised: 1) the analysis of the original NEUPSILIN instrument and definition of the functions and tasks to be adapted for the child neuropsychological assessment; 2) the development of new tasks considered as fundamental for the assessment in children; 3) pilot study 1 with the preliminary version of the instrument; 4) analysis by specialist judges; 5) pilot studies 2 and 3, new reformulation of the instrument’s tasks and preparation of its final version. The instrument presented appropriate face and content validity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2011), p. 297-305. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Neuropsychological tests | en |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Neuropsychology | en |
dc.subject | Cognition | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Testes neuropsicológicos | pt_BR |
dc.subject | Psychometrics | en |
dc.title | Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of the child brief neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-INF | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000820820 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39774)Humanities (6848)