Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Camila Cruzpt_BR
dc.contributor.authorMello, Claudia Berlim dept_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Thaispt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Mônica Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-29T02:05:00Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1413-8271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98893pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to present the development process and content validation of Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF, which briefly assesses the components of eight neuropsychological functions in school-aged children: orientation, attention, visual perception, memory, arithmetic abilities, language, visuoconstructive abilities and executive functions. The process comprised: 1) the analysis of the original NEUPSILIN instrument and definition of the functions and tasks to be adapted for the child neuropsychological assessment; 2) the development of new tasks considered as fundamental for the assessment in children; 3) pilot study 1 with the preliminary version of the instrument; 4) analysis by specialist judges; 5) pilot studies 2 and 3, new reformulation of the instrument’s tasks and preparation of its final version. The instrument presented appropriate face and content validity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2011), p. 297-305.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectNeuropsychological testsen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectCognitionen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTestes neuropsicológicospt_BR
dc.subjectPsychometricsen
dc.titleDesenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INFpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of the child brief neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-INF en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000820820pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem