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dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunespt_BR
dc.date.accessioned2014-07-25T02:08:04Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98585pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aponta para a relação entre o ensino de Geografia e os espaços públicos, mediados pelo trabalho de campo. É possível construir competências no Jardim Botânico, através da Geografia, ou não? A delimitação analítica escolhe como estudo de caso o Jardim Botânico de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho está ancorado, metodologicamente, no Paradigma da Complexidade, através da Pesquisa Qualitativa. Buscou-se inicialmente a compreensão de qual a representação que o Jardim Botânico carrega entre professores de Geografia. O Jardim Botânico é elemento do todo Espaço Geográfico, de modo que se apresenta como um conjunto solidário, contraditório e inseparável de objetos e ações. A compreensão do todo depende das partes, e estas da totalidade. Ciente de tal postulado, o trabalho apresenta um conjunto de atividades pedagógicas, elaboradas com o amparo das teorias do Ensino de Geografia e da Pedagogia Social Crítica, mediadas pela Epistemologia Genética. A compreensão dessas atividades é realizada através da construção de trabalhos de campo com alunos de Ensino Médio, matriculados na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. A pesquisa aponta a necessidade da construção, na escola, de um pensamento reflexivo, voltado à cidadania, compreendendo os alunos enquanto sujeitos históricos no processo de mudança da sociedade. O trabalho de campo é uma aproximação com a realidade, demonstrando que tudo está ligado a tudo, e é através do que o aluno tem de disponível que o ensino e a aprendizagem têm significado e maior possibilidade de serem construídos com efetividade. Nesse sentido, o trabalho de campo se posiciona enquanto elemento de desafio sobre os sujeitos, pressionando-os a agir no Espaço Geográfico de maneira competente.pt_BR
dc.description.abstractFieldwork represents a vital instrument for understanding our world through direct experience, for gathering data about it, and as a fundamental method for fomenting geographical education. The investigation of the relationship between Geography teaching and public spaces by fieldworks is the issue of this research. Moreover, constructing competencies in Botanical Garden through Geography is possible or not? Thus, we conduct a case study in a Botanical Garden located in Porto Alegre, southern Brazil. Our methodology is based on the Paradigm of Complexity and Qualitative Research. Our first goal is the comprehension of the representations that Botanical Garden brings on Geography teachers. From that, we propose a set of pedagogical activities supported by Geography teaching theories and Critical Pedagogy related to the Genetic Epistemology. Outdoor learning is the basis of the pedagogical activities developed with public High School students. This work indicates the necessity of constructing a reflexive thought in the school oriented to citizenship considering students as subject in changing society processes. Fieldworks allow an approach to reality showing that everything is connected to everything. Exploring student previous knowledge is the major source of meaningful teaching and learning possibilities. Thence, fieldwork represents a challenge element on the subjects pressing them to act on Geographical Space in a competent way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBotanical garden in Porto Alegreen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectComplexityen
dc.subjectJardim Botânico de Porto Alegre (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectFieldworken
dc.subjectCompetenciesen
dc.titleGeografia no Jardim Botânico de Porto Alegre: a aventura do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919673pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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