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dc.contributor.authorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.date.accessioned2014-07-25T02:07:23Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98574pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho é discutida a relação entre arte, educação e infância a partir das seguintes questões: de que forma podemos saber mais sobre a infância a partir de metáforas da arte contemporânea? O que a arte contemporânea pode dizer para a docência da infância? De que modo a docência vê a infância e sua arte? Podemos pensar em uma dimensão estética da formação docente para a infância? Na esteira dessas questões, debato também sobre o lugar da arte nas políticas públicas para educação infantil, especialmente no que diz respeito à formação docente e à ampliação do ensino fundamental para nove anos. Como interlocutores privilegiados para essa discussão, Deleuze, Nietzsche e Agamben.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the relation between art, education and childhood by means of the following questions: how can we know more about childhood by means of contemporary art metaphors? What message could contemporary art have for teachers? How do teachers regard infancy and its art? Can we think of an aesthetic dimension of teacher training for children? On the basis of these questions, the text discusses the very place of art within public policies of child education, particularly with regard to teacher training and the recent extension of basic education in Brazil from eight to nine years. Deleuze, Nietzsche and Agamben are the privileged interlocutors for this debate.en
dc.description.abstractEn este trabajo es discutida la relación entre arte, educación e infancia a partir de las siguientes cuestiones: ¿de qué forma podemos saber más sobre la infancia a partir de metáforas del arte contemporáneo? ¿Qué puede decir el arte contemporáneo para la docencia de la infancia? ¿De qué modo la docencia ve la infancia y su arte? ¿Podemos pensar en una dimensión estética de formación docente para la infancia? En el rastro de esas cuestiones, debato también sobre el lugar del arte en las políticas públicas para la educación infantil, especialmente a la formación docente y a la ampliación de la enseñanza fundamental para nueve años.. Como interlocutores privilegiados para esta discusión, Deleuze, Nietzsche y Agamben.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação. Belo Horizonte. Vol. 13, n. 37 (jan./abr. 2008), p. 112-122, 187-188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAesthetic dimension and teachingen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEducação estéticapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDimensión estética y docenciaes
dc.subjectInfanciaes
dc.subjectArte contemporáneoes
dc.subjectEducaciónes
dc.titleArte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educaçãopt_BR
dc.title.alternativeArt and contemporary metaphors for reflecting on childhood and education en
dc.title.alternativeArte y metáforas contemporáneas para pensar en infancia y en educación es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000665807pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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