Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação
dc.contributor.author | Loponte, Luciana Gruppelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-25T02:07:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-2478 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98574 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho é discutida a relação entre arte, educação e infância a partir das seguintes questões: de que forma podemos saber mais sobre a infância a partir de metáforas da arte contemporânea? O que a arte contemporânea pode dizer para a docência da infância? De que modo a docência vê a infância e sua arte? Podemos pensar em uma dimensão estética da formação docente para a infância? Na esteira dessas questões, debato também sobre o lugar da arte nas políticas públicas para educação infantil, especialmente no que diz respeito à formação docente e à ampliação do ensino fundamental para nove anos. Como interlocutores privilegiados para essa discussão, Deleuze, Nietzsche e Agamben. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the relation between art, education and childhood by means of the following questions: how can we know more about childhood by means of contemporary art metaphors? What message could contemporary art have for teachers? How do teachers regard infancy and its art? Can we think of an aesthetic dimension of teacher training for children? On the basis of these questions, the text discusses the very place of art within public policies of child education, particularly with regard to teacher training and the recent extension of basic education in Brazil from eight to nine years. Deleuze, Nietzsche and Agamben are the privileged interlocutors for this debate. | en |
dc.description.abstract | En este trabajo es discutida la relación entre arte, educación e infancia a partir de las siguientes cuestiones: ¿de qué forma podemos saber más sobre la infancia a partir de metáforas del arte contemporáneo? ¿Qué puede decir el arte contemporáneo para la docencia de la infancia? ¿De qué modo la docencia ve la infancia y su arte? ¿Podemos pensar en una dimensión estética de formación docente para la infancia? En el rastro de esas cuestiones, debato también sobre el lugar del arte en las políticas públicas para la educación infantil, especialmente a la formación docente y a la ampliación de la enseñanza fundamental para nueve años.. Como interlocutores privilegiados para esta discusión, Deleuze, Nietzsche y Agamben. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de educação. Belo Horizonte. Vol. 13, n. 37 (jan./abr. 2008), p. 112-122, 187-188 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic dimension and teaching | en |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Educação estética | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Dimensión estética y docencia | es |
dc.subject | Infancia | es |
dc.subject | Arte contemporáneo | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.title | Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Art and contemporary metaphors for reflecting on childhood and education | en |
dc.title.alternative | Arte y metáforas contemporáneas para pensar en infancia y en educación | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000665807 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)