Caracterização das queixas de linguagem infantil na clínica de fonoaudiologia da UFRGS
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2014Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: Considerando a importância do diagnóstico dos distúrbios da comunicação, cada vez mais encontramos estudos epidemiológicos no campo fonoaudiológico. Estudos tem demonstrado uma grande proporção de queixas de linguagem nos serviços de fonoaudiologia. Objetivo: O presente estudo visa caracterizar a demanda infantil com queixas de linguagem na clínica-escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Métodos: Este é um estudo descritivo, retrospectivo de co ...
Introdução: Considerando a importância do diagnóstico dos distúrbios da comunicação, cada vez mais encontramos estudos epidemiológicos no campo fonoaudiológico. Estudos tem demonstrado uma grande proporção de queixas de linguagem nos serviços de fonoaudiologia. Objetivo: O presente estudo visa caracterizar a demanda infantil com queixas de linguagem na clínica-escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Métodos: Este é um estudo descritivo, retrospectivo de corte transversal, realizado por meio da coleta e análise de dados de um banco com informações de 540 pacientes, obtendo-se as seguintes variáveis: sexo, faixa-etária, procedência e outras queixas fonoaudiológicas apresentadas. Resultados: Do total de sujeitos da pesquisa 126 são crianças com até 12 anos de idade, que apresentam queixas de linguagem oral, 72,2% são do sexo masculino enquanto 27,8% são do sexo feminino. Quanto à procedência dos sujeitos da casuística encontramos: 53,2% de Porto Alegre, 26,9% não registraram informação quanto à procedência, e 19,8% eram oriundos da região metropolitana. Em relação ao número de queixas verificou-se que 53,1% apresentavam somente uma queixa, 39,7% apresentavam duas queixas e 7,1% relataram três queixas na triagem, incluindo a queixa de linguagem oral. As queixas mais frequentemente associadas à queixa de linguagem oral foram motricidade orofacial e aprendizagem. Conclusão: Esse estudo, além de caracterizar uma população específica, demonstrou a importância de buscar uma padronização e cuidados no registro de dados para qualificar a triagem fonoaudiológica, que deve identificar as queixas e as soluções possíveis de serem ofertadas da forma mais adequada. ...
Abstract
Introduction: Considering the importance of the diagnoses of communication disorders, more and more we found studies of epidemiology in the camp of phonoaudiological. Studies have shown a big proportion of complaints of language in the services of phonoaudiology. Purpose: The present study aims to characterize the child demand with complaints of language in the Phonoaudiology clinic-school of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Methods: This is a descriptive study, retrospectiv ...
Introduction: Considering the importance of the diagnoses of communication disorders, more and more we found studies of epidemiology in the camp of phonoaudiological. Studies have shown a big proportion of complaints of language in the services of phonoaudiology. Purpose: The present study aims to characterize the child demand with complaints of language in the Phonoaudiology clinic-school of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Methods: This is a descriptive study, retrospective cross-sectional, performed through collection and analysis of data from a database of information of 540 patients, obtaining the following variables: gender, age, precedence and other phonoaudiological complaints shown. Results: From the total research subject, 126 are children age until twelve years old that shows complaints of oral language, 72,2% are male while 27,8 are female. As to the origin of the subject of casuistry was found: 53,2% are from the city of Porto Alegre, 26,9% didn’t register informations as their origin and 19,8% are from the metropolitan area. In relation to the number of complaints showed that 53,1% presented only one complaint, 39,7% presented two complaints and 7,1% reported three complaints in the triage, including the oral language complaint. The more frequent complaints associated to the oral language complaint were orofacial motrocity and learning. Conclusion: This study, beyond characterizing an specific population, demonstrated the importance of searching for a standardization and care in the register of data to qualify the phonoaudiological triage that must identify the complaints and possible solutions to be offered in the most adequate way. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infância.
Collections
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Health Sciences (1511)
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