Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWagner, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorNeumann, Angélica Paulapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-19T02:11:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98292pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetivou conhecer o processo de busca e a clientela atendida em terapia de casal e família. Para tanto, realizaram-se dois estudos. Inicialmente, através de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados seis fatores associados à busca pelas terapias de casal e família: fatores pessoais, relacionais, culturais, de gênero, estratégias anteriores de ajuda e tipo de problema. Posteriormente, através de um estudo empírico, a clientela atendida em terapia familiar em uma clínica-escola de Porto Alegre (RS) foi caracterizada. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 41 adultos encaminhados para terapia familiar, nas quais foram investigadas variáveis sociodemográficas e familiares, o processo de busca de ajuda, o problema apresentado, tentativas anteriores de ajuda utilizadas e expectativas sobre o tratamento. Os resultados permitem reflexões sobre a prática clínica com famílias em clínicas-escola, especialmente a respeito do envolvimento dos clientes no processo terapêutico e à transição da queixa para a demanda desde o período de avaliação inicial.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the help seeking process and the clients attended in couples and family therapy. To achieve this objective, two studies were realized. First, a systematic literature review identified six factors associated with the search for couples and family therapy: personal factors, relationship factors, gender, cultural aspects, prior sources of help and type of problem. After that, a second study characterized the clients attended in family therapy in a school clinic located in Porto Alegre (RS). Structured interviews with 41 adults referred for family therapy were realized. Sociodemographic and familial variables, the search for help process, the main problem, the prior sources of help and the expectations about the treatment were investigated. These results allows reflections about family therapy practice in school clinics, especially about the involvement of the clients on therapeutic process and the transition from the first complaint to the real demand since evaluation period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTerapia de casalpt_BR
dc.subjectFamily therapyen
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectCouples therapyen
dc.subjectClientsen
dc.subjectRelações conjugaispt_BR
dc.subjectSchool clinicen
dc.titleA busca pela terapia de casal e família : caracterização da clientela atendida em uma clínica-escolapt_BR
dc.title.alternativeThe search for couples and family therapy : features of the clients attended in a school clinicen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921331pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples